Aves marinhas da Bacia de Campos

A Bacia de Campos constitui a principal área sedimentar de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás no Brasil. A região também é um importante habitat e rota migratória para diversas espécies de aves marinhas setentrionais e meridionais, incluindo os Procellariiformes, ordem que inclui os albatrozes e petréis.

As atividades relacionadas à exploração e produção de petróleo podem oferecer riscos substanciais à conservação das aves marinhas, que também são ameaçadas pela captura incidental, perda de habitat e a ingestão de resíduos sólidos.

Entre os anos de 2021 e 2024, o LAATM participou do Projeto Aves Marinhas da Bacia de Campos. O objetivo foi monitorar e avaliar os impactos das atividades de E&P sobre as espécies de albatrozes e petréis que ocorrem na Área Geográfica da Bacia de Campos. Para tanto, foram realizados monitoramentos através de cruzeiros e pontos-fixos, de observação em unidades marítimas (plataformas offshore), com a finalidade de identificar os impactos das atividades de exploração e produção de petróleo sobre as espécies de albatrozes e petréis na Bacia de Campos.