Durante a viagem a bordo do Navio de patrulha Oceânico Amazonas e nos primeiros dias da expedição para a Ilha da Trindade, em dezembro de 2016, jornalistas do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão), acompanharam o trabalho realizado pelo biólogo Danilo Filipkowski. O integrante do laboratório desenvolve a sua pesquisa de mestrado avaliando a dinâmica espaço-temporal da matéria marinha proveniente das colônias de aves na Ilha da Trindade e a disponibilidade para outros componentes do ecossistema. Essa pesquisa avalia o trinta-réis-das-rocas (Onychoprion fuscatus) como vetor principal de matéria marinha para o ambiente insular, e o papel dos caranguejos amarelos (Johngarthia lagostoma), insetos, aracnídeos e plantas nessa dinâmica a partir da entrada desse aporte.

Os jornalistas acompanharam alguns trabalhos de censos durante a travessia. Na Ilha, eles estiveram presentes em trabalhos de identificação das principais espécies residentes e a sua distribuição no ambiente. Dessa convivência diária com a rotina a bordo e na Ilha, aliado a entrevistas realizadas com o pesquisador e com demais pesquisadores e membros da Marinha do Brasil presentes na expedição, culminou uma matéria especial publicada no jornal no dia 07/01/2017.

O LAATM realiza pesquisas em Trindade desde 2012. Além desse trabalho com transporte de matéria, são realizados trabalhos com ecologia trófica, idade e crescimento de tartarugas verdes (Chelonia mydas) que realizam suas desovas na ilha, e com a ecologia e biologia do petrel-de -Trindade (Pterodroma arminjoniana).

link: http://infograficos.estadao.com.br/politica/ilha-de-trindade/a-travessia

 

img noticia estadao