PMBA
Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da Área Ambiental I – Megafauna – Subprojeto Aves.

A barragem de Fundão, situada no município Mariana (MG), foi construída para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro. Em novembro de 2015 ocorreu o rompimento da barragem, causando severos danos socioambientais e socioeconômicos na região ao longo do Rio Doce e na área marinha adjacente à foz.

A reparação dos danos foi estabelecida em um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), entre os governos federal e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos órgãos públicos e as empresas responsáveis pelo rompimento. O TTAC estabeleceu o Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática na área ambiental I – porção capixaba do rio Doce e região marinha e costeira adjacente (PMBA), inicialmente nomeado de Rede Rio Doce Mar (RRDM). O programa é executado pela FEST/UFES, além de outras Instituições Federais de Ensino Superior e Instituições de Ciência e Tecnologia, inclusive a FURG. As ações do programa englobam o monitoramento de ambientes da porção capixaba da bacia hidrográfica do rio Doce e da faixa marítima de Guarapari (ES) até Abrolhos (BA).

Desde 2018, o LAATM analisa dados pré e pós rompimento da barragem. O monitoramento é realizado nas áreas marinhas, costeiras e oceânicas próximas, potencialmente impactadas pelo rompimento da barragem, incluindo unidades de conservação da região. Os objetivos abrangem o monitoramento da distribuição espacial e uso das áreas impactadas. As aves utilizadas como modelo se reproduzem em Abrolhos (Phaethon aethereus e Sula leucogaster) e nas ilhas costeiras do Espírito Santo (Sterna hirundinacea) e utilizam a foz do Rio Doce e adjacências para alimentação e reprodução. O monitoramento avalia o tamanho populacional, o sucesso reprodutivo e a utilização de recursos alimentares pelas espécies de aves marinhas monitoradas. Também são avaliados parâmetros relacionados à diversidade genética, condições sanitárias e a contaminação das aves marinhas.

Mais informações disponíveis no link:

https://fest.org.br/projeto/programa-de-monitoramento-da-biodiversidade-ambiental-pmba/

 

 


Equipe do LAATM trabalhando na Foz do Rio Doce. Foto - LAATM

 


Sula leucogaster conhecida popularmente como Atobá pardo, espécie monitorada no Tema Megafauna Aves. Foto - LAATM

 


Phaethon aethereus, conhecida popularmente como Rabo de palha, espécie monitorada no Tema Megafauna Aves. Foto - LAATM

 


Sternidae, as espécies da família são conhecidas popularmente como Trinta réis, espécie monitorada no Tema Megafauna Aves. Foto - LAATM

 


Análises genéticas no Laboratório de Aves Aquáticas e Tartarugas Marinhas. Foto - LAATM