RETER-Trindade
Recuperação do Ecossistema Terrestre da ilha da Trindade visando evitar a extinção de espécies ameaçadas.

A Ilha da Trindade, localizada no extremo leste do território brasileiro, abriga espécies e ambientes únicos no mundo e é considerada um verdadeiro hotspot de biodiversidade no oceano Atlântico Sul. No entanto, a introdução de espécies exóticas invasoras e os impactos históricos da ocupação humana resultaram em sérios desequilíbrios no ecossistema terrestre da ilha, levando à perda de florestas, à alteração da paisagem por erosão intensa, bem como à extinção local de espécies de aves marinhas.

O Projeto RETER-Trindade surgiu em 2018 como uma resposta a esse cenário, com o objetivo de restaurar as condições naturais da ilha e evitar a extinção de espécies endêmicas e criticamente ameaçadas de extinção, em especial a fragata-pequena (Fregata trinitatis) e a fragata-grande (Fregata minor nicolli).

A iniciativa reúne especialistas com experiência em monitoramento de fauna marinha, recuperação de vegetação, restauração de habitats e manejo de espécies invasoras, contando ainda com o apoio da Marinha do Brasil por meio do Programa PROTRINDADE e o ICMBio.

Confira mais detalhes nos vídeos:

 

 

 

 

 


Equipe do LAATM instalando ninhos artificiais de Fragata. Foto – LAATM

 


Chegada da equipe em trindade. Foto – LAATM